ANANDA MARGA é uma organização sócio-espiritual internacional, fundada na Índia em 1955 por Shrii Shrii Anandamurti, mestre espiritual e filósofo.
É uma filosofia de vida aplicada à ação. Seu objetivo é a realização completa de todas as potencialidades humanas.
Ananda Marga é a combinação de descobrimento interior e ativismo social, com uma perspectiva de ajuda baseada na ideia de universalismo.
Seu objetivo é ajudar a estabelecer uma sociedade saudável e progressiva, através de:

– Proporcionar práticas para o desenvolvimento físico, mental e espiritual do individuo, mediante um sistema pratico e cientifico de meditação, ásanas (posturas de Yoga), uma alimentação adequada para o homem em seu caminho espiritual e outras orientações para vida cotidiana;

– Ajudar na elevação da sociedade inteira mediante programas humanitários, sociais, econômicos, científicos e de desenvolvimento da arte em todas as suas manifestações.

Seu lema é “Auto-realização e serviço à humanidade.”


Ananda Marga divide-se nos seguintes departamentos:

DHARMA PRACAR

Que é a propagação da natureza espiritual do homem, através de aulas, cursos, conferencias, literatura, retiros espirituais e de outras formas, para inspirar a busca de nossa personalidade espiritual;

ERAWS
Que é a seção de auxilio, bem estar e educação e se ocupa do estabelecimento de escolas, creches para crianças, asilos de anciões, centros de recuperação para toxicômanos, clinicas médicas, hospitais, escolas de alfabetização e outros projetos de serviço social, permanentes e temporários;

AMURT
Equipe de auxilio universal que trabalha em beneficio das danificações por catástrofes naturais, como terremotos, inundações, secas, etc.;

RU (Renascença Universal)
Inspira os intelectuais e cientistas a usar a ciência e tecnologia para o bem estar da humanidade;

RAWA
Associação de artistas e escritores, cujo fim é incentivar os valores espirituais através da arte: o uso da arte como um meio de serviço e não de lucro;

WWS
O departamento para o bem estar da mulher, para fazê-la consciente de seus direitos e deveres para com suas famílias, para com si mesma e para o Universo.

PRATIIK

Um triângulo com um vértice para cima, sobreposto num triângulo com um vértice para baixo, com um sol nascente e uma suástica no seu interior. Estes são os símbolos de energia, conhecimento, progresso e vitória permanente respectivamente.” Sada Shiva um grande Yogue que viveu na Índia aproximadamente 7 mil anos atrás prescreveu um símbolo para representar uma ideologia para a humanidade. Esse símbolo é utilizado na Ananda Marga para recordar a missão nesse mundo.

O triângulo com a vértice para cima representa Karma Yoga (ação, energia). A ação tem dois aspectos: ação externa e a interna. A externa é o serviço desinteressado; a melhor forma de fazer fluir o amor universal através de si para o bem estar da humanidade. A interna é a meditação; por um momento retirar-se do mundo objetivo e enfocar a mente no amor universal que existe no mais profundo de nós.

O triângulo com a vértice para baixo representa Jinana Yoga: A yoga do conhecimento. A pessoa que pratica Jinana Yoga trata de entender a verdadeira meta da vida, conhecer a si mesma e viver em harmonia com seu próprio ser.

O sol nascente representa Bhakti Yoga: a Yoga da devoção. A devoção cresce espontaneamente com o resultado das práticas combinadas de Karma e Jinana Yoga. O sol nascente é o símbolo da evolução no caminho espiritual e também simboliza a expansão do amor universal dentro do aspirante através das suas práticas sinceras.

A suástica simboliza a vitória sobre o ser. É o zênite do caminho espiritual, a unificação com o Ser Supremo e a identificação com o amor universal. Literalmente, “swa-stika”, em sânscrito, quer dizer “ser bom” e “vitória espiritual”. Infelizmente, o significado deste símbolo foi distorcido e foi utilizado como símbolo de conquista na segunda guerra mundial. Na Ananda Marga reconhece-se a suástica como símbolo da vitória sobre seu próprio ser, a auto-realização.

Ananda Marga – São Paulo

Tel.: (11) 2204-7954
Whatsapp: (11) 94499-3241
E-mail: saopaulo@anandamarga.org.br
Rua Alfredo Zunkeller, 59 Mandaqui
São Paulo