Yoga na Ananda Marga

A filosofia da Instituição Ananda Marga foi fundada a partir de conceitos do Tantra Yoga. Mas, o que é o Tantra Yoga?

“Tantra” significa libertação (Tan) e Expansão (Tra) e “Yoga” significa união, ou seja, praticar yoga é estar consciente da sua mente e corpo (Eu) em relação com o Todo. A partir da prática do Tantra Yoga, buscamos a libertação e expansão da mente, através da conexão e conscientização de si mesmo.

Onde Surgiu?

A história do Tantra está relacionada com a reorganização e difusão da prática por Shiva, um mestre espiritual que viveu entre a região das montanhas do Himalaia e o Norte da Índia, há cerca de 7.000 anos. Com isso, o Tantra Yoga se torna então uma filosofia de vida que, não abrange só as práticas dos ásanas (posturas corporais), mas também o ensino de ramos da literatura, arte, dança e medicina, constituindo uma abordagem holística da vida.

Importante dizer que, ao longo dos anos, surgiram modificações e adaptações do Tantra e que formaram os diferentes estilos de Yoga.

Benefícios do Yoga

A prática regular de yoga gera diversos benefícios físicos e psicológicos em seus praticantes. O cuidado mais introspectivo de si mesmo, voltado à percepção da própria respiração e postura cria uma melhor consciência corporal (propriocepção) e habilidades como flexibilidade, força e equilíbrio. Além dos aspectos corporais visíveis, o praticante é favorecido com a melhora da atenção e foco, saúde dos órgãos e sistema nervoso. Experimente e sinta a diferença!

Você sabia? A meditação e yoga estão inclusas nas políticas brasileiras de Práticas Integrativas e Complementares (PICS). Estas práticas investem na prevenção e promoção da saúde. As PICS também podem ser usadas para aliviar sintomas e tratar pessoas que já estão com algum tipo de enfermidade. Seguindo a recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS) em preconizar o reconhecimento e incorporação das Medicinas Tradicionais e Complementares nos sistemas nacionais de saúde, o Ministério da Saúde (portaria Nº 849, de 27 de março de 2017) incluiu no Sistema Único de Saúde (SUS) a promoção de tais práticas. O Brasil é referência mundial na área de práticas integrativas e complementares na atenção básica.

‘Há no ser vivo uma sede pelo infinito.’

Modalidades

Tantra Yoga

Experimente uma transformação completa através de posturas simples e repetições estratégicas. Estimule e equilibre seu sistema glandular, promovendo secreções hormonais saudáveis e um bem-estar duradouro tanto no corpo quanto na mente. Nossas aulas são projetadas com intervalos e momentos de relaxamento para revitalizar sua respiração e amplificar a percepção dos efeitos terapêuticos de cada ásana em seu organismo. Além disso, oferecemos práticas complementares, como meditação, exercícios respiratórios, auto-massagem e relaxamento profundo, para ampliar ainda mais seus benefícios. Aprofunde-se também na teoria do yoga e do tantra, enriquecendo sua compreensão e ampliando suas possibilidades de crescimento pessoal. Descubra uma jornada transformadora e holística em nossas aulas, onde corpo, mente e espírito se unem em harmonia e elevação.


Vinyasa Yoga

Movimente-se através de sequências de posturas fluidas, sincronizadas com a respiração, para uma prática vigorosa e revigorante. Variações, preparações e adaptações são aplicadas nesta aula para todos. Sinta a harmonia entre o corpo e a respiração, maximizando os benefícios em cada movimento. Experimente uma abordagem contemporânea do Yoga, onde o fluxo e a energia se unem em uma experiência transformadora. Aspectos filosóficos também são aplicados nessa prática e integrados nas sequências de asanas.


Hatha Yoga

Explore um ritmo tranquilo com a prática de várias asanas, mergulhando na consciência interna e na respiração. Aumente força, flexibilidade e equilíbrio, enquanto desfruta de uma sensação relaxante e de plenitude. Descubra técnicas avançadas de controle da respiração para direcionar o fluxo de prana, estimulando vitalidade e um bem-estar integral. Nutra seu corpo, mente e espírito nessa jornada de autodescoberta e harmonia interior.

Ananda Marga – São Paulo

Tel.: (11) 2204-7954
Whatsapp: (11) 94499-3241
E-mail: saopaulo@anandamarga.org.br
Rua Alfredo Zunkeller, 59 Mandaqui
São Paulo